“Catequese é transmissão de fé”

A catequese, que tem como finalidade “fazer com que alguém se ponha, não apenas em contato, mas em comunhão, em intimidade com Jesus Cristo”, está ao serviço da Palavra, da transmissão da Revelação.

Está é sempre um dom gratuito de Deus, no qual Ele se dá a conhecer à Humanidade, lhe mostra o Seu mistério, convidando cada pessoa a uma relação pessoal de amizade com Deus, com o Deus que quer salvar todas as pessoas. Este desígnio salvífico de Deus é dado a conhecer por palavras e gestos, que têm o seu ponto culminante em Jesus Cristo: mediador e plenitude da Revelação.

A catequese, como serviço eclesial de transmissão de fé, tem como missão dar a conhecer Jesus Cristo: a Sua vida, palavras, milagres e gestos. Aliás é Cristo o centro da catequese. “Tem que se dizer, portanto, que na catequese é Cristo, Verbo Encarnado e Filho de Deus, que é ensinado, e tudo o resto sempre em relação com Ele; e que somente Cristo ensina; qualquer outro que ensine, faz na medida em que é seu porta-voz, permitindo a Cristo ensinar pela sua boca”.